Pesquisar este blog

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Hábitos de Organização


Criar Hábitos de Organização
 
Conceito:
Viver e trabalhar em ambientes desorganizados nos afeta de diversas formas, algumas mais sérias, outras menos. Apesar disso, muitas pessoas têm dificuldade em manter seus cômodos sempre organizados. Os motivos (ou explicações) são diversos: falta de tempo ou de espaço, excesso de coisas, crianças que espalham tudo pela casa, tendência a procrastinação, etc.
Mas qual é a diferença entre a pessoa organizada e a desorganizada? O que a pessoa organizada pratica ou sabe e onde a pessoa desorganizada falha? A resposta está na combinação de três elementos:

Atitude, estratégia e hábito.
 
Atitude diz respeito a um comprometimento que ela tem consigo própria de assumir a identidade de alguém que mantém seus espaços em ordem. Ela é assim por opção – pois esta é uma escolha diária, mesmo que já seja tão automática que nem é mais consciente.
Estratégia refere-se a um planejamento mental e, às vezes colocado no papel, de como ela administra seu tempo, das coisas que adquire e mantém e qual lógica usa para guardar as coisas.
Hábito, por sua vez, não é apenas o de organizar o que já esteja bagunçado, mas um conjunto de hábitos aplicados ao dia a dia que, somados, produzem resultados eficientes e permanentes.

Exemplos do que as pessoas organizadas evitam:
  • Acúmulo de itens desnecessários em casa: elas não fazem compras impulsivas com frequência e pensam, antes de comprar algo, se há espaço em casa para o novo item. E tiram itens antigos de casa quando compram um novo.
  • Deixar a bagunça acumular: elas colocam as coisas no lugar imediatamente após usá-las. Entendem que gastar 5 minutos aqui, 10 minutos ali e guardar poucas coisas que estão fora do lugar naquele momento, é muito mais eficiente do que ter que perder 5 horas mais tarde para arrumar um bolo de coisas que se acumulou ao longo da semana ou dos meses. Isso vale para tudo, inclusive correspondência e papéis diversos.
Exemplos do que as pessoas organizadas fazem:
  • Separam, conforme encontram itens que precisam ser doados, vendidos ou jogados fora: é desanimador sair abrindo cada armário e cada gaveta para achar as coisas de que quer se desfazer, na hora em que você resolve que precisa organizar a casa inteira. Quando pessoas organizadas encontram algo que não precisa ser mantido, já tiram o item de onde está e o coloca em seu destino: a lata de lixo ou a caixa de doações.
  • Doam, vendem ou jogam fora estes itens regularmente: não adianta juntar um bolo de coisas por 2 anos se você não faz nada com ele. Pessoas organizadas livram-se do que não precisa estar ali com uma frequência regular.
  • Exercitam apego emocional moderado: guardamos um monte de coisas que não precisamos porque elas têm valor sentimental para nós. Mas imagine a quantidade de símbolos que você terá depois de 50 anos de apego emocional. Pessoas organizadas exercitam bom senso neste departamento.
  • Planejam seus espaços: um dos aspectos mais importantes de manter uma casa organizada é ter um local designado para tudo. É muito mais fácil guardar coisas que estão fora do lugar se você sabe exatamente onde colocá-las, sem perder tempo tentando encontrar destino para cada ítem. A forma como as coisas são armazenadas também é importante. Tem que ser prático. Pessoas organizadas criam sistemas simples e eficientes para armazenar coisas em armários, gavetas, prateleiras, etc.

Se esta tarefa lhe interessa, no entanto, é provável que estes hábitos não façam parte do seu dia a dia. Então vamos criar um hábito novo esta semana.

Tarefa:
Com base no conceito acima, escolha um cômodo da sua casa que costuma ficar bagunçado e, apenas nele, exercite os hábitos mencionados. Escolha um cômodo pequeno, pois esta tarefa demanda um conjunto de atividades, então mantenha o exercício em uma escala menor. Durante esta semana, você vai:

  • Abster-se completamente de compras desnecessárias.
  • Analisar quais ítens você realmente precisa manter e quais não precisa.
  • Designar espaços para tudo o que precisa ser guardado neste cômodo.
  • Guardar todas as coisas em seus espaços designados.
  • Colocar ítens de volta no lugar imediatamente depois de usá-los.
  • Separar tudo o que precisa ser doado, vendido ou jogado fora.
  • Livrar-se de todos estes ítens ou, ao menos, comprometer-se com uma data para colocar tudo pra fora.
Desafio:

Dependendo do nível de desorganização do cômodo que você escolher, é possível que você se sinta paralisado(a) sem saber por onde começar. Você também poderá ter dificuldades em planejar novos espaços e encontrar soluções de armazenagem.

E uma dificuldade que algumas pessoas encontram é o excesso de perfeccionismo. Ou seja, você tem uma expectativa do que considera um cômodo completamente organizado e ao mesmo tempo encontra obstáculos para atingir 100% destes critérios. O pensamento típico deste tipo de cenário é: “Se não vou conseguir deixar tudo perfeito, prefiro nem começar”. E com isso a bagunça se perpetua – e aumenta. Lembre-se que dar passos na direção certa é melhor do que não sair do lugar. Use este raciocínio para começar e, depois, ajuste sua expectativas conforme for chegando perto do seu objetivo final. Mas não deixe sua noção de perfeição impedir o passo inicial

 
Sugestões:
A sensação de paralisia é normal. Olhar para uma pilha de coisas e pensar em TUDO o que precisa ser feito e no tempo que será necessário, especialmente quando você não conhece boas estratégias, pode ser desanimador. Divida esta tarefa de acodo com uma das sugestões abaixo:

  1. Períodos de tempo limitados: você não precisa fazer tudo de uma vez. Designe meia hora por dia e faça o que der para ser feito neste período de tempo. Ou, ainda, divida em duas sessões de 15 minutos. Repita o processo todos os dias da semana.
  2. Por categoria: de forma similar, escolha um tipo de coisa para ser arrumado em cada dia. Se o cômodo for a cozinha, por exemplo, você pode organizar panelas em um dia, tupperwares em outro, despensa em outro e assim por diante.

Benefício esperado:

Existe muita informação sobre como organizar ambientes, armários, gavetas, etc. Mas o difícil mesmo é manter os cômodos organizados, depois de teresm sido arrumados. Espera-se que, com esta tarefa, você entre em contato com estes hábitos e perceba que viver de forma mais organizada é mais simples do que parece.
Espera-se, também, que você experimente os benefícios diversos de estar em um ambiente sem bagunça, tais como clareza mental, paz de espírito, ser capaz de encontrar tudo o que procura rapidamente e assim por diante.
Ao final da semana, se você conseguiu cumprir esta tarefa corretamente, continue exercitando os hábitos que iniciou. Se optar por isso, o benefício de longo prazo será muito recompensador, você conseguirá manter sua casa sempre em ordem.




Publicado por Patrícia in Casa e Finanças Pessoais, Tarefas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário