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sábado, 27 de agosto de 2011

50 Idéias Organizadoras

Aqui estão apenas algumas idéias simples que podem ajudá-lo a se organizar melhor.

1. Determinar seus objetivos.
Antes de mais nada, determine a sua meta. Se você não sabe para onde está indo, como você vai chegar lá? Defina mini-metas e se recompense por sucessos.

2. Organizar sua mesa.

Uma mesa organizada elimina distrações desnecessárias e ajuda a manter sua mente em tarefas que exigem atenção imediata. Mantenha apenas os itens em sua mesa que se relacionam com seus projetos atuais.

3. Não confiar em sua memória.

Você corre o risco de deixar tarefas esquecidas.
A melhor maneira de nunca esquecer um compromisso, um prazo ou um detalhe novo, é escrever tudo, fazer uma lista.

4. Consolidar atividades similares.

Em vez de começar e parar em diferentes níveis de atividade, você vai economizar tempo fazendo todas as ligações do seu telefone de uma vez só, tendo o cuidado de retornar os recados.

5. Limpar os seus arquivos.
Antes de ter a despesa de comprar mais armários de arquivos, pastas, etc, reserve um tempo para remover toda a papelada desnecessária e materiais.

6. Usar o Calendário Único.
O maior erro que as pessoas cometem quando utilizam calendários de planejamento é manter mais de um. Mantenha compromissos pessoais, profissionais e familiares em um único calendário. Ele irá contribuir para eliminar conflitos de agenda. Lembre-se, "o homem que usa dois relógios nunca sabe a hora certa".

7. Reduzir Telefone.
Planeje as chamadas telefônicas (para médicos, encanadores, clientes, etc) sempre que possível. Tenha todos os materiais necessários à sua frente e defina perguntas-chave para ser mais objetivo.

8. Arquivar projetos.
Não perca tempo procurando papéis, quando você precisar deles. Mantenha todos os papéis que pertencem a um determinado projeto em conjunto em uma pasta.
9. Estabelecer limites de tempo.
Diga: "Eu tenho apenas cinco minutos para falar". Faça um esboço das suas conversas e seja direto, diga: "Eu gostaria de discutir estas duas soluções possíveis para um problema A".10. Ter tempo para si.
Reserve pelo menos um momento para você a cada dia. Definindo o tempo com calma, permita-se concentrar em um projeto ou recuperar o atraso em sua leitura.

11. Delegar.
Perceba que você não pode fazer tudo. Delegue no escritório e em casa. Para usar um sistema de delegação efetiva, é preciso treinar, confiar, acompanhar e avaliar.

12. Evitar armários sobrecarregados.

Não há nada pior do que ter de guardar documentos em um arquivo que está sobrecarregado! Deixe espaço suficiente nas gavetas, para que você não tenha que usar toda sua energia para conseguir um pedaço de papel.
13. Determinar prazos factíveis.
Se você tem um prazo para um projeto no final do mês, se programe para finalizar quatro dias antes. Você vai eliminar a correria de última hora para completar o projeto, porque você dimensionou prazo suficiente.

14. Utilizar os lembretes e despertadores.
Alocar tempo para suas atividades diárias, desde trabalhar em projetos ou fazer tarefas domésticas. Em seguida, definir lembretes ou despertadores para mantê-lo(a) na programação.
15. Dividir a organização em partes.
Não tente organizar a casa toda de uma só vez, o trabalho é grande e acaba desanimando e desistindo. Faça o trabalho por partes, priorizando o que é mais importante para você.

16. Aproveitar bem o tempo ocioso.
Recuperar o atraso em sua leitura enquanto você espera para consultas. CDs de áudio educativos ou motivacionais é uma ótima maneira de fazer uso do seu tempo enquanto estiver dirigindo para o trabalho.

17. Levar as crianças para a escola mais rápido.
O truque é não deixar de tomada de decisão para a manhã. Na noite anterior, ajude seus filhos a escolher suas roupas, decida o que querem comer e determine o que eles precisam para a escola.

18. Estabelecer horários.
Se você tiver que trabalhar até tarde ou durante o fim de semana, estabeleça limites de tempo para si mesmo. Se você trabalha duas ou quatro horas, pare de trabalhar no final deste tempo e desfrute o resto da noite ou fim de semana.

19. Rotular.
Não basta colocar chaves e outros objetos em uma caixa de sapatos sem primeiro identificá-los. Rotule cada item ou caixa.

20. Embalagens transparentes.
Potes transparentes(vidro, acrílico,plástico) são ótimos para organizar e ganhar tempo, pois facilitam a visualização do conteúdo.
21. Determinar a sua melhor hora para as tarefas.
Use a hora que você tem mais disposição para fazer seu trabalho mais importante. Está mais alerto de manhã? Tarde? Finalize o trabalho mais difícil e mais importante durante o período do dia que você se sente melhor e tem mais atenção para completá-lo.

22. Usar uma lista mestre e listas de tarefas.
Assuma o controle de seu tempo. Quando usado corretamente, essas ferramentas eficazes e lhe darão uma idéia concreta do que você precisa realizar.

23. Estabelecer prazos.
O estabelecimento de um prazo obriga-o a trabalhar em função disso. Estabeleça uma data e tempo para realização de atividades. Dizer: "Quando eu tiver tempo 'ou' Algum dia no futuro próximo" é insuficiente e não gera compromisso.
24. Facilitar identificação de roupas.
Para facilitar a visualização e identificação de roupas, procure sempre guardar as peças seguindo uma seqüência de cores, do tom mais claro para o mais escuro. Você vai encontrar a roupa que deseja vestir muito mais rápido.
25. Descartar peças que não usa.
Descarte as peças de roupas que não usa mais, além de renovar suas energias, você ganhará mais espaço e encontrará tudo mais fácil.

26. Organizar por itens semelhantes.
Categorização é muito importante quando você está se organizando. Mantenha todos os recibos contas em um só lugar. Reúna todos os materiais de seu trabalho em uma gaveta ou estante. Manter suas fotos em uma caixa ou prateleira. Quando você precisa de algo, tudo estará acessível.
27. Categorizar seus arquivos.Em primeiro lugar, decidir sobre grandes categorias de acordo com o material de trabalho em seu escritório particular. Então, o arquivo em ordem alfabética ou cronológica dentro destas categorias.

28. Planejar as suas refeições.
Planeje suas refeições antes de fazer a lista de compras. Vai poupar tempo, pois saberá exatamente o que você precisa comprar. Suas refeições devem:
1) ser bem equilibrada e nutritiva
2) oferecer uma ampla variedade
3) estar dentro de seu orçamento
4) ajustar ao seu tempo e disposição

29. Colocar as coisas no lugar imediatamente.
Tire um tempo para colocar as coisas de volta ao lugar onde pertencem. Guarde-as no seu lugar imediatamente depois de usá-las ou separe 15 minutos do seu dia para colocar as coisas de volta no final de cada dia.

30. Eliminar revistas e jornais velhos.
Livrar-se dos jornais de datas anteriores e revistas com mais de 3 meses. Mantenha apenas alguns catálogos com as reportagens que você realmente gosta.

31. Fazer limpeza na biblioteca.
Selecione nas suas estantes, livros que você tem há anos e nunca mais vai ler. Instituições estão sempre à procura de doações para seus programas de leitura.

32. Mutirão com amigos.
A sua casa precisa ser pintada? Uma ótima maneira de ter o trabalho pronto rapidamente é uma festa de pintura. Eles fornecem a ajuda e você fornece a pizza, sanduíches, bebidas e sobremesa.

33. Manter recibos juntos.
Mantenha um envelope em sua bolsa ou carteira para guardar os recibos que você pode precisar para registros de despesas ou efeitos fiscais. Quando você voltar ao escritório ou casa, coloque os recibos em subpastas ou divisórias pré-determinadas (refeições, combustível, despesas de aluguel, etc). Feito disso, mantenha todas as subpastas em um arquivo maior.

34. Eliminar material de computador desatualizado.
Elimine discos de software, CDs, manuais dos programas de computador que você não vai usar mais.

35. Trabalhar em equipe.
Trabalhar em conjunto com outras pessoas (familiares ou colegas de trabalho) poderá criar maneiras de organização que sejam simples e eficazes para todos os envolvidos.
36. Usar um organizador de mesa.
Manter canetas, lápis, tesoura, clipes e outros materiais necessários em um suporte organizador ou uma bandeja em sua mesa.

37. Criar um espaço próprio para trabalho.
Criar um ambiente agradável, uma área de trabalho bem equipada. Seja um canto ou um escritório grande, sua área de trabalho deve ser propícia para realizar seu trabalho diário. Deve conter todos os materiais e equipamentos necessários ao alcance das mãos ou em áreas de fácil acesso.
38. Organizar a despensa.
Para organizar e manter a organização da despensa, coloque os produtos por ordem de tamanho, menores na frente e maiores atrás. Os produtos que vencerão primeiro também deve estar a frente.

39. Descansar e relaxar.
Tenha uma boa noite de sono (7 horas ou mais). Repousar a noite ajudará você a acordar no horário e ter um dia produtivo.

40. Facilitar sua mudança.
Cole etiquetas coloridas nas caixas, como por exemplo, amarelas para as caixas que deverão ir para a cozinha, vermelhas para o escritório, azuis para garagem e assim por diante. Vá para a sua nova residência antes da mudança chegar e identifique as cores correspondentes a cada ambiente.
41. Organizar a lavanderia.
Manter uma lavanderia organizada facilita a limpeza da casa. Organize os produtos por utilização, faça kits de limpeza de banheiro, janela, etc.
42. Criar listas de referências.
Listas de referência são ferramentas maravilhosas para lembrar e acessar tudo facilmente. Criar listas de referência para:
1) Objetivos e sonhos pessoais
2) Aniversários
3) Números de telefone de restaurantes favoritos
4) Web sites que você gostaria de explorar
5) Livros que você gostaria de ler
6) Coisas para levar na mala quando viajar
7) As idéias de presentes para amigos e família
8) Arquivos de computador
9) Uma lista deseja para si mesmo
10). . . e muito mais. Suas escolhas são infinitas!

43. Criar formulários para as tarefas diárias.
Por exemplo, escreva seu próprio formulário de Fax com o seu nome, o nome da empresa e outras informações pertinentes. Fazer cópias e deixá-las próximas ao aparelho de fax para uma comunicação eficiente e eficaz.
44. Guardar brinquedos.
Incentive as crianças a guardarem os brinquedos logo que terminarem a brincadeira. O ato de guardar pode fazer parte da brincadeira.

45. Dar instruções de caminhos ou roteiros com facilidade.
Criar roteiros para chegar a sua casa ou escritório. Faça cópias e guarde em um arquivo. Quando alguém perguntar, você pode enviá-los por fax ou e-mail.

46. Determinar quanto tempo vai demorar.
Estimar o tempo que vai demorar para chegar lá. Divida o total de quilômetros da viagem, por sua velocidade média (por exemplo, 100 km/h). O resultado será o seu tempo de viagem. (Exemplo: 150 quilômetros a serem percorridas dividido por 100 km/h é de aproximadamente 1 hora e meia de viagem).

47. Reduzir lixos eletrônicos.

Envie e-mails para os remetentes solicitando que remova-o das listas de e-mail marketing que você não deseja receber.
48. Aproveitar seu tempo.
Procure por coisas que você pode combinar para economizar tempo e realizar mais. Passear com o cachorro e caminhar ao mesmo tempo. Ir à praia com um CD motivacional, você estará relaxando e ficando inspirado simultaneamente!

49. Fim do dia com uma boa nota.
Deixe suas tarefas mais fáceis para o final do dia. Você vai ser capaz de finalizá-las e terminar cada dia com uma nota positiva, gratificante!

50. Melhorar continuamente.
Organize-se e manter-se organizado com muitos produtos da Tudo Organizado!

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